logo Radioagência Nacional
Geral

Chuva dá trégua no litoral do Nordeste, mas Inmet mantém alertas

Baixar
Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional
22/05/2025 - 14:01
São Luís
Sertânia (PE), 15/05/2025 - Agentes da Defesa Civil fazem ação após fortes chuvas. Foto: Defesa Civil PE/Divulgação
© Defesa Civil PE/Divulgação

A chuva deu trégua no litoral nordestino, mas o Instituto Nacional de Meteorologia manteve o aviso de "perigo potencial", por causa do acumulado previsto até a manhã desta sexta-feira (23), em cerca de cem cidades, principalmente do Estado de Alagoas.

As chuvas desta semana em Alagoas já deixaram mais de 700 pessoas desabrigadas ou desalojadas em 13 municípios, a maior parte na região metropolitana de Maceió e no litoral, de acordo com último boletim da Defesa Civil. São Luís do Quitunde, cidade com 30 mil habitantes, tem o maior número de desabrigados. A prefeitura da cidade teve que suspender as aulas em toda rede até esta sexta-feira (23).

O mais recente boletim hidrológico da Secretaria do Meio Ambiente também aponta elevações preocupantes nos rios do Agreste e da Zona da Mata. O rio Jitituba, que corta a cidade de Flexeiras, transbordou causando alagamentos na área urbana. Na região metropolitana, as lagoas Mundaú e Manguaba estão em alerta.

O governo do Estado, por exemplo, teve que adiar eventos, como o Festival Estadual da Inclusão em várias cidades do interior do litoral. A Sala de Monitoramento da Prefeitura de Maceió detectou 512 mm de chuva desde o último sábado, ou seja, 73% a mais que o esperado para todo o mês de maio, explicou Abelardo Nobre, coordenador da Defesa Civil.

Em Pernambuco, Recife retomou na tarde de quarta-feira (21), as atividades, como aulas presenciais e atendimentos não essenciais. A capital pernambucana segue em estágio de Atenção. Apesar da diminuição das chuvas nas últimas horas, em Pernambuco, o Rio Amaraji está acima da cota de inundação no município de Ribeirão, com 30 mil habitantes.

De acordo com o Inmet, a maior preocupação até a noite de sexta-feira (23) será na região sudeste. Setenta municípios de todo litoral do Paraná, incluindo a região metropolitana de Curitiba, mais o litoral paulista e o sul do Rio de Janeiro, estão sob alerta "laranja" de perigo, por causa do acumulado de chuva previsto, que podem provocar alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.

x